Pragas

Descupinização / Brasilia DF

Controle Integrado Contra Cupins

COMBATE AOS CUPINS SUBTERRÂNEOS E DE MADEIRA SECA

Etapas do tratamento: Descupínização
»Inspeção do local;
»Identificação do inseto;
»Tratamento (técnica a ser adotada);
»Selecionar produto;
»Selecionar equipamentos;
»Profilaxia;
»Retirar núcleos/sub-núcleos;
»Garantia (estabelecer cronograma de inspeção pós tratamento).


Tipos de tratamento:
DESCUPINIZAÇÃO
Após a identificação da espécie infestante pela SATELITE deverá ser feita uma avaliação criteriosa da área infestada e definir quais as técnicas a serem usadas no tratamento, sendo:
Descupinização com Tratamento em madeiramento – Serão feitas furações estratégicas para injeção do inseticida no madeiramento. Após este procedimento, realiza-se uma pulverização externa, criando uma camada de proteção.


Descupinização com Barreira química – Paredes de alvenaria ou lajes de concreto são furadas com brocas especificas. O inseticida será injetado, impedindo a invasão e circulação dos cupins nas áreas tratadas.


Descupinização com Tratamento de conduítes – A aplicação será feita por meio de bloqueio com pó químico através de povilhadeiras.


Descupinização com Tratamento de solo – Será através de encharcamento do solo com inseticidas, em uma trincheira de aproximadamente 30cm de profundidade, ou com lanças que penetram o solo, em todo o perímetro da área infestada.


Descupinização Localizado – Consiste em aplicar a calda cupinicida diretamente no local afetado por injeção, tratando cada ponto separadamente.


Para cada tipo de tratamento, utilizamos técnicas especiais e equipamentos apropriados, como pulverizadores de alta pressão, trados e agulhas injetoras. São solventes de baixo odor e de maior penetrações na madeira com cupinicida de maior efeito residual choque e desalojante.
No tratamento definitivo contra ataques de cupins dispomos de técnicos especializados e equipamentos de ponta, resultando em qualidade total nos serviços prestados.
Das várias espécies de cupins existentes na área urbana, os cupins subterrâneos são os mais destrutivos.
Os principais grupos de cupins de importância econômica são os Cupins Subterrâneos e os Cupins de Madeira Seca, descritos abaixo:


Um inimigo silencioso e invisível que consome seu patrimônio e seus investimentos

atacam edificações (casas e prédios de escritórios e de apartamentos) consumindo madeira (armários embutidos, guarnições, móveis fixos), celulose de livros e roupas.
Invadem o imóvel, vindos do solo, espalhando-se pela construção. Estabelecem colônias dentro do próprio prédio.
A colônia de cupins é uma sociedade complexa que está estrategicamente escondida. Os principais gêneros de cupins subterrâneos são: coptotermes e heterotermes.
O controle de cupins subterrâneos não é fácil e simples como se imagina. Para o controle de cupins, a SATELITE investe em capacitação técnica dos seus técnicos e operadores.
Nossos técnicos possuem amplos conhecimentos da biologia e comportamento dos cupins, participando de congressos e seminários, parcerias com fabricantes como a Dow AgroSciences e contatos permanentes com órgãos de pesquisa.


Cupins de Madeira Seca

Pertencem a outro grupo de cupins. Atacam peças de madeira e móveis, destruindo-os com o passar do tempo. Raramente migram para outras partes, mas exigem tratamento específico, localizado. Sua presença é indicada pelo aparecimento de um pó, claro ou escuro, constituído por pequenas esferas, duras ao tato.
Os sintomas de ataque do cupim de madeira seca normalmente se confundem com o ataque de brocas pela similaridade dos dejetos. A diferença está na granulométrica, o cupim de madeira seca tem o pozinho granulado e a broca tem o pozinho fino.
Cupins são mais de 500 espécies no Brasil e predominantemente temos nas áreas urbanas grande incidência das seguintes espécies:


Cupim de madeira seca – Cryptotermes brevis
Cupim de solo - Coptotermes havilandi
“Broquinha” - Cerambycibae (Classe dos bezouros xilófogos)